Perspectivas e Avanços da Gestão de Recursos Hídricos na Mineração

ANA e Ibram lançaram a publicação sobre recursos hídricos e mineração em cerimônia ocorrida em Brasília

Por Conexão Mineral 05/04/2024 - 20:42 hs
Foto: Ibram
Perspectivas e Avanços da Gestão de Recursos Hídricos na Mineração
O livro traz a atualização da publicação de 2006 sobre o tema

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) lançaram na quarta-feira (03/4),  na sede do instituto em Brasília (DF), a  publicação "Perspectivas e Avanços da Gestão de Recursos Hídricos na Mineração". 

“A água é um bem finito com alto valor social, cultural, ambiental e econômico. Na mesma medida, os demais recursos minerais são essenciais à qualidade de vida e à promoção socioeconômica e ambiental da sociedade contemporânea. Essa publicação traz as boas práticas e figura como estratégica não só para o setor mineral, como também para toda a sociedade”, afirma Raul Jungmann, diretor-presidente do Ibram.

Mauro Henrique Sousa, diretor-geral da Agência Nacional de Mineração (ANM), e Ana Paula Bittencourt, diretora do Departamento de Desenvolvimento Sustentável na Mineração do Ministério de Minas e Energia (MME), reafirmaram o compromisso do setor com a sustentabilidade. “A Constituição Federal preconiza que a pesquisa e a lavra de minérios somente poderão ser efetuadas no interesse nacional, que vai além do ponto de vista econômico e precisa alcançar as perspectivas ambientais e sociais, inerentes às atividades responsáveis”, defende Mauro. “A mineração serve às pessoas e as pessoas precisam de água. O setor será marginalizado, se não souber mostrar comprometimento com aspectos essenciais à vida dos seres humanos”, acrescenta Ana Paula. 

O diretor interino da ANA, Nazareno Araújo, ressalta que a disponibilidade de água no Brasil pode ser reduzida em 40% até 2040, conforme dados da agência. “Essa informação faz parte de uma pesquisa sobre o impacto da mudança climática nos recursos hídricos do Brasil, tema que também está em debate na publicação lançada em parceria com o IBRAM. Todas as projeções que fazemos nos trazem preocupações sobre as quais precisamos tomar medidas hoje. Não há mais tempo para a curva de mudança de comportamento”, alerta. 

Além do diretor-presidente do IBRAM, Mauro, Ana Paula e Nazareno, também fizeram parte da mesa de abertura Fernanda Aires, diretora do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), e Silva França, diretora do Centro de Tecnologia Mineral (CETEM). 

Como a interface do Ibram para a elaboração da publicação, Julio Nery, Diretor de Sustentabilidade, e Claudia Salles, Gerente de Sustentabilidade apresentaram detalhes do documento na cerimônia de lançamento, que também contou com a participação de outros autores.  Júlio avalia haver muito espaço para avançar nessa temática no setor mineral e o livro traz a atualização da publicação de 2006 sobre o tema que também foi produzido em parceria pela ANA e Ibram. “Nosso objetivo também é apresentar os progressos regulatórios sobre o assunto no país, que está entre os mais avançados do mundo e que está sendo resgatado com a retomada do Conselho Nacional de Recursos Hídricos”, diz. Claudia ressalta que o Ibram participa do sistema de gerenciamento de recursos hídricos desde a criação da Política Nacional de Recursos Hídricos, em 1997. “Reafirmamos nosso compromisso com o uso consciente da água a partir de dessa construção participativa, colaborativa e voluntária que só foi possível graças ao engajamento de todos os especialistas em prol dessa entrega”, pontua.